martes, 27 de mayo de 2014

Robert H. Goddard (1882-1945)

 Robert H. Goddard (1882-1945) foi físico, engenheiro e pai dos foguetes modernos. Ele construiu o primeiro foguete de combustível líquido e seu trabalho foi diretamente responsável pelas viagens espaciais. A história é a seguinte: em 1899, aos 17 anos, Goddard teve uma experiência que mudou sua vida: subiu numa cerejeira, olhou para as estrelas e decidiu que ia construir um veículo que chegaria ao espaço, mais especificamente a Marte.
 Daquele dia em diante, Goddard dedicou a vida a alcançar esta meta maluca e comemorava este dia como seu ‘Aniversário’ – o dia em que encontrou o propósito de sua vida.
 Goddard então foi estudar física, engenharia e aerodinâmica, e passou o resto da vida calculando fórmulas, levantando dados e diligentemente testando seus projetos.
 Depois que Goddard publicou seu artigo mais importante, em 1919, que explicava a parte científica de seus foguetes e sua crença de que eles podiam ser utilizados para exploração espacial, ele recebeu críticas duras da imprensa, que considerava piada tudo que ele dizia.
 Depois de anos de críticas como esta, Goddard meteu a fuça no trabalho, ficou cada vez mais recluso e acabou mudando-se para o Novo México, onde podia trabalhar em paz.
 À época de sua morte, em 1945, a maior altitude que um de seus foguetes alcançou foram modestos 2,7 km. Mas ele já havia registrado 200 patentes e estabeleceu as bases para os motores de todos os foguetes atuais.
 Que cara sensacional – ele dedicou sua vida toda a uma meta que sabia que nunca alcançaria em vida, que o fez parecer um tolo perante o grande público e um pária entre seus pares.
 Mesmo assim, seu sonho e convicção foram tão fortes que ele continuou labutando numa empreitada inglória, sem nunca deixar que o que as outras pessoas diziam, arrasasse sua autoestima e força de vontade.
Vocês assistem uma bela biografia de Goddard, em cinco minutos, no Cosmos de Carl Sagan.http://goo.gl/8JKqCy
- Obrigado à Libby por enviar esta citação.
- Um leitor chamou atenção que Wernher von Braun também merece atenção por ter sido criador do foguete.

Fonte original (em inglês): http://goo.gl/Ctp8b

Fonte (traduzido): http://goo.gl/Z4nHAh

Postado por: Everton Fernandes


No hay comentarios.:

Publicar un comentario