miércoles, 19 de marzo de 2014

A ocultação de Saturno pela Lua em 21 de março 2014!

Antônio Rosa Campos

CEAMIG – REA/Brasil - AWB

Na madrugada do dia 21 de março próximo, a Lua - 81% iluminada e com uma elongação de 128°, ocultará o gigantesco planeta Saturno cuja magnitude estará estimada em 0.3 (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios, esse evento poderá ser observado numa grande extensão dos continentes africano e sul americano.

Observadores localizados na região insular do oceano índico (Ilhas Reunião, Maurício, Madagascar, Comores), bem como nações na África Meridional (África do Sul, Moçambique e nações adjacentes), também poderão acompanhar esse evento. Lembrando que na região insular o fenômeno já ocorre na fase do crepúsculo matutino e algumas regiões continentais, com o nascer do Sol. Abaixo são apresentadas às circunstâncias para algumas cidades do continente africano conforme é apresentado na tabela 1 abaixo.

Já os observadores localizados em regiões da Bolívia, Brasil e Paraguai poderão acompanhar esse evento, conforme é descrito na tabela 2 abaixo.
Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas; abaixo está o mapa global com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange além da América do Sul, ilhas situadas no Oceano Atlântico, conforme é observado na figura 2.



O planeta Saturno, já conhecido desde os tempos antigos, continua sendo um dos planetas mais observados por parte dos astrônomos e também desperta o interesse do grande público quando se encontra próximo de suas oposições, Isso ocorre principalmente devido a plástica visual desse planeta apresentando seus anéis, e ainda uma grande quantidade de satélites naturais, sendo o satélite natural Titã (quando visível através da ocular) o que mais se ressalta devido a sua magnitude.

A importância do registro e observações desses eventos além de possibilitar ao astrofotógrafo o incremento do seu acervo fotográfico contribui também de forma pró-ativa, com que clubes, núcleos e grupos de estudos astronômicos; bem como ainda planetários e observatórios voltados a essa atividade, possam planejar as atividades de modo a receber o público, contribuindo assim com a difusão da ciência astronômica.
Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteroides).

Boas Observações!

Referências:

Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas - Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro (RJ) - 1987, 914 P.

Campos, Antônio Rosa - Almanaque Astronômico Brasileiro 2014, Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), Belo Horizonte (MG) - 2013, 111P.

- Astronomical Software Occult v4.1.0.11 (David Herald - IOTA) - acesso em 17/10/2013.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario