11 de fevereiro de 2015 marca cinco anos de espaço para o Solar Dynamics Observatory, da NASA, que proporciona imagens incrivelmente detalhadas de todo o sol 24 horas por dia. Capturar uma imagem mais de uma vez por segundo, SDO forneceu uma imagem clara de como sem precedentes explosões no sol crescer e entrar em erupção desde o seu lançamento em 11 de fevereiro de 2010. As imagens maciça também é cativante, permitindo que se possa assistir ao balé constante de material solar através da atmosfera do sol, a corona.
Em homenagem ao quinto aniversário do SDO, a NASA lançou um vídeo mostrando os destaques dos últimos cinco anos de observação de sol. Assista ao filme para ver nuvens gigantes de material solar arremessado para o espaço, a dança de laços gigantes que pairam na corona, e enormes manchas solares crescendo e encolhendo na superfície do sol.
A imagem é um exemplo do tipo de dados que fornece SDO para cientistas. Ao observar o sol em diferentes comprimentos de onda - e, portanto, diferentes temperaturas - os cientistas podem assistir cursos como material através da corona, que detém pistas para o que provoca erupções no Sol, o que aquece a atmosfera do Sol até 1.000 vezes mais quente que a sua superfície, e por quê campos magnéticos do Sol estão constantemente em movimento.
Cinco anos depois de sua missão, a SDO continua a enviar de volta imagens tentadora para incitar a curiosidade dos cientistas. Por exemplo, no final de 2014, SDO capturou imagens das maiores manchas de sol visto desde 1995, bem como uma torrente de intensas erupções solares. As labaredas solares são explosões de luz, energia e raios-X. Eles podem ocorrer por si ou pode ser acompanhada por que é chamado de ejeção coronal de massa, ou CME, em que uma gigantesca nuvem de material solar estoura fora do sol, atinge velocidade de escape e dirige-se para o espaço. Neste caso, o sol produziu apenas chamas e não há CMEs, que, embora não inédito, é um pouco incomum para flares desse tamanho. Os cientistas estão olhando para que os dados agora para ver se eles podem determinar que circunstâncias poderia ter levado a flares erupções sozinho.
Goddard construiu, opera e administra a sonda SDO for Science Mission Directorate da Nasa, em Washington, DC SDO é a primeira missão de Viver da NASA com um Programa de Star. O objetivo do programa é desenvolver o conhecimento científico necessário para lidar com esses aspectos do sistema Sol-Terra que afetam diretamente a nossa vida e da sociedade.
Este vídeo é de domínio público e pode ser baixado em
Like our videos? Subscribe to NASA's Goddard Shorts HD podcast:
Ou encontrar-nos no NASA Goddard Space Flight Center ( Facebook):
http://www.facebook.com/NASA.GSFC
Ou encontrar-nos no Twitter:
http://twitter.com/NASAGoddard
http://www.facebook.com/NASA.GSFC
Ou encontrar-nos no Twitter:
http://twitter.com/NASAGoddard
No hay comentarios.:
Publicar un comentario